Autor Tópico: O QUE FAZER EM SITUAÇÃO SUSPEITA DE COVID-19?  (Lida 483 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

mari9

O QUE FAZER EM SITUAÇÃO SUSPEITA DE COVID-19?
« em: Outubro 19, 2022, 11:37:40 »
1. Contacto com a linha de Saúde 24

De acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, em suspeita de COVID-19, deve contatar a linha SNS 24 (808 24 24 24).

Em alternativa, pode contactar as linhas telefónicas específicas para a COVID-19 da sua área de residência, nomeadamente as Unidades de Saúde Familiar (USF) ou a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP). Deve manter-se em isolamento.
2. Avaliação e encaminhamento pelos Profissionais de Saúde

Durante o contacto telefónico com o SNS24 ou com linhas específicas das Unidades de Saúde, é feita a avaliação da sua situação. Em caso de suspeita de COVID-19, o encaminhamento varia de acordo com a gravidade.

Do quadro clínico menos grave para o mais grave, o encaminhamento dado é o seguinte:

    Autocuidados ao domicílio, mantendo-se em isolamento e sob vigilância;

    Avaliação clínica em áreas dedicadas a doentes com suspeita de infeção respiratória aguda nos Cuidados de Saúde Primários;

    Avaliação clínica em áreas dedicadas a doentes com suspeita de infeção respiratória aguda nos Serviços de Urgência dos hospitais do SNS;

    Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

Qualquer que seja o encaminhamento, todos os doentes com suspeita de COVID-19 são submetidos a teste laboratorial.
3. Realização do teste laboratorial à COVID-19

O teste laboratorial à COVID-19 é prescrito pelo médico. Caso se encontre em vigilância clínica e em isolamento no domicílio, a prescrição é enviada de forma remota (por SMS ou email).

Em situação de avaliação clínica presencial, é o médico responsável que faz a prescrição do teste à COVID-19. Em casos excepcionais, os profissionais de saúde da linha SNS24 que efetuam a triagem, podem também prescrever este exame.

Após a prescrição do teste à COVID-19, deve realizá-lo no laboratório indicado. Para clientes do SNS, com prescrição médica o teste é gratuito. Para tal, pode fazer a marcação online, escolhendo o dia e hora mais conveniente para realizar o teste. Não se deve deslocar até ao local sem marcação.

O prazo máximo para obter o resultado do teste é de 24 horas. Durante este período deve manter-se em isolamento.