Os médicos no Reino Unido vão começar a classificar doentes, quem tiver mais de oito pontos não deverá ser admitido nos Cuidados Intensivos.
Idade, fragilidade e doenças associadas - são algumas das variáveis que os médicos do NHS (Serviço Nacional de Saúde) vão ter de começar a contabilizar para decidir se os pacientes com Covid-19 podem ou não ser internados nas Unidade de Cuidados Intensivos. Numa tentativa de evitar o colapso dos hospitais.
Todos os pacientes com Covid-19 que tenham mais de oito pontos no total da avaliação, não deverão ser internados em unidades como aquela onde o primeiro-ministro Boris Johnson esteve durante parte da semana que passou, nem ligados a ventiladores, avança o jornal Financial Times.
No entanto, o jornal ressalva que não obstante a aritmética, a palavra final terá sempre de ser dada pelos médicos.
“O sistema de classificação é apenas um guia, tomamos a decisão tendo em conta uma série de informação sobre o estado do paciente no momento — como oxigenação, função renal, ritmo cardÃaco, pressão arterial — e tudo isso conta no finalâ€, disse ao jornal um médico do NHS, neste momento na linha da frente do combate à doença.