17h00 - Banco Mundial anuncia previsões desastrosas para a Ãfrica subsahariana
A pandemia vai mergulhar a Ãfrica subsahariana na recessão já em 2020, a primeira em mais de 25 anos e a mais grave desde a Segunda Grande Guerra, advertiu Albert Zeufack, do Banco Mundial, em conferência de imprensa em Washington.
A instituição alerta ainda para o risco de uma "crise alimentar" devido a uma contração da produção agrÃcola, entre os 2,6 por cento e os sete por cento este ano.
Apesar de, até agora, relativamente pouco tocada pela pandemia de covid-19, economicamente a região "deverá cair brutalmente, de um crescimento de 2,4 por cento em 2019, para um crescimento negativo entre os -2,1 e os 5,1 por cento em 2020, a primeira recessão em 25 anos".
As três principais economias da região deverão "ser as mais atingidas pela crise". Angola, Ãfrica do Sul e Nigéria deverão registar contrações dos seus PIB entre os seis e os sete por cento, prevê ainda o Banco Mundial.
Angola, ainda em crise devido à quebra dos preços do crude desde 2014, "já estava a enfrentar dificuldades para manter os seus investimentos num nÃvel elevado", sublinhou o economista.