Autor Tópico: Viktor Orbán acusa União Europeia de falta de cooperação  (Lida 3077 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Lucas

O primeiro-ministro húngaro, o ultranacionalista Viktor Orbán, acusou hoje a União Europeia de atacar a Hungria em vez de cooperar na luta contra a pandemia de covid-19 acusando o magnata George Soros de ser responsável pelas críticas contra Budapeste.

"Bruxelas preocupa-se com a Hungria mas deviam estar preocupados com o vírus e a doença", disse o chefe de governo da Hungria na entrevista semanal à rádio pública Kossuth.

Orbán acrescentou que "salvar vidas é a tarefa mais importante" e que para isso é precisa "cooperação".

"Estamos a falar de vidas. Não sei que tipo de gente há lá (União Europeia). Só sei que aqui em Budapeste nos dói a perda de vidas", disse.

O primeiro-ministro húngaro aconselhou também hoje o Partido Popular Europeu (PPE) a não perder tempo discutindo "fantasias" sobre a Hungria” sublinhando que em tempos de pandemia é preciso todos concentrarem-se em salvar a vida das pessoas.

"Acho difícil imaginar que qualquer um de nós tenha tempo para criar fantasias sobre as intenções de outros países. Hoje em dia isso é um luxo muito caro", escreve Orbán numa carta enviada ao secretário-geral do PPE, o espanhol Antonio López-Istúriz.

De acordo com os últimos dados, a Hungria confirma 623 casos de contaminação de covid-19, com 26 mortes, apesar de Orbán reconhecer que o número deve ser mais elevado.