Autor Tópico: Embate na economia "pode durar uns anos"  (Lida 2841 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TIINS

Embate na economia "pode durar uns anos"
« em: Abril 07, 2020, 03:40:19 »
"À medida que o sufoco sanitário passa, e nós desejamos que se confirme que vai passar durante o mês de abril, importa que a economia e a sociedade se normalizem, sabendo todos nós que essa normalização não vai ser recomeçar tal como estava o país no dia 15 de março ou em fevereiro e janeiro. Vai ser um arranque lento, desigual e difícil", explicou Marcelo Rebelo de Sousa. 

Neste contexto, deixou um alerta: "Há ainda apoios diretos e financiamentos que não podem esperar meses pelo fim da crise sanitária, são os apoios mais urgentes dos urgentes. Depois desses apoios é preciso investimento público e privado com o contributo europeu, nacional, estatal, da banca e dos empresários. Em todo este segundo processo, económico e social, a solidariedade tem de estar ainda mais presente do que agora porque a crise sanitária, como a crise económica e social, bate mais e mais fundo nos mais pobres e excluídos, nos mais marginalizados e nos mais dependentes."

No seu entender, os portugueses estão unidos e mostram coragem e empenho em "vencer o surto atual até ao verão e, se reaparecer mais esbatido no próximo inverno, até à primavera", e em "ir aguentando a economia e a sociedade".

"Tudo ainda vai muito no começo, mas há uma coisa que não vai no começo que é a unidade que tem havido nos portugueses, a coragem, a resistência, a paciência e a esperança, e vontade de vencer o surto atual até ao verão e, se reaparecer mais esbatido no próximo verão, até à primavera. E ir aguentando a economia e a sociedade. E ir vencendo depois o embate na sociedade e na economia, que pode durar uns anos, mas que não devem ser intermináveis e que não devem ser só a tapar buracos, tem de ser pensar no futuro a prazo", concluiu.